Então, para te ajudar a começar a compreender os ensinamentos e se aprofundar como empresas declinam, separamos algumas  das principais lições: 

Os 5 estágios do declínio

 5 estágios pelos quais um negócio em declínio irá passar. Eles são:

O excesso de confiança que vem com o sucesso

A busca desenfreada por expansão e crescimento

A negação das ameaças e riscos

A luta pela salvação

A consolidação da irrelevância ou fracasso

É possível reverter uma situação de declínio, mas para isso a empresa deve saber identificar em qual dos estágios ela se encontra e, principalmente, compreender as causas que a levaram até ele. Assim é possível entrar nos eixos novamente e voltar a crescer.   

Como ser um líder de alta performance treinado pela WRBM

Em seus estudos no livro Good to Great, em que Jim Collins procurava compreender o que distingue as empresas boas das excepcionais, a liderança surgiu como aspecto fundamental. Então, para falar desses líderes diferenciados, ele trouxe o conceito de líder nível 5. 

Na concepção de Jim Collins, existem 5 níveis de liderança pelos quais uma pessoa pode e deve passar. No nível 1 a pessoa precisa possuir excelentes capacidades individuais; no 2 ela também consegue agregar valores de trabalho e gestão de equipe; no 3 ela desenvolve um ótimo senso de administração; e no 4 consegue entender e executar seu papel de líder. Para chegar ao nível 5, porém, ela deve conseguir reunir todas as competências dos 4 estágios anteriores e ainda executá-las com sabedoria e humildade. 

Portanto, conseguir identificar em qual nível você está e traçar planos para chegar no próximo é essencial para qualquer profissional que quer se tornar um grande líder.   

É tudo sobre pessoas

Poder contar com as pessoas certas e mais motivadas é um dos maiores segredos para o sucesso de grandes líderes e empresas, nos da WRBM temos experiência há mais de 25 anos em treinamentos e desenvolvimento humano. Sem isso, uma organização terá dificuldade em se manter eficiente e em se tornar sustentável e bem sucedida. 

Nesse sentido, uma das coisas que WRBM ensina é que é preciso escolher as pessoas mais adequadas para cada tipo de negócio e que isso, muitas vezes, pode ser determinado pela análise de um conjunto de fatores. Entre diferentes outras características, as pessoas certas:

-Compartilham dos valores da sua organização

-São comprometidas e entregam o que prometem

-Não precisam ser vigiadas para serem produtivas

Normalmente um colaborador entra na empresa extremamente motivado, mas vai perdendo isso pelo caminho. Então em vez de trabalhar em ações de motivação, propriamente ditas, na verdade as organizações devem agir de forma a não desmotivar os colaboradores – e isso passa muito pela questão de oferecer as melhores ferramentas e condições de trabalho para esses colaboradores.  

Não deixe o sucesso te cegar 

Existe uma frase que diz que o que te trouxe até onde você está, não vai te fazer chegar até o próximo nível. Segundo Jim Collins, o mal de muitas empresas e que pode causar o início do seu declínio, é se acomodar com o sucesso e pensar que “se tudo está indo bem, nada mais precisa ser feito”. Um negócio não deve se apegar à regras e modelos de gestão e precisa entender que a base da evolução e do sucesso constante está na inovação. 

É preciso manter a equipe sempre motivada, focada e produtiva em encontrar novas e melhores soluções para a empresa. Só assim é possível obter sucesso de forma constante.

livro para o slide, não modificar ou apagar